Silica Networks assinou um acordo com a TELEBRÁS para construir a interconexão de Suas redes de fibra ótica entre Uruguaiana e Paso de los Libres

Buenos Aires, 16 de janeiro de 2014. Silica Networks, uma empresa do Grupo DATCO dedicada ao fornecimento de infraestrutura, manutenção e serviços de transporte sobre fibra ótica, assinou um acordo de parceria com a empresa brasileira de telecomunicações TELEBRÁS para a interconexão de suas redes de Fibra Ótica entre a cidade de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul no Brasil, e a cidade de Paso de los Libres na província de Corrientes, na Argentina.

 

Esta associação permitirá à Silica Networks conectar sua rede com o Brasil e com a Europa através de um cabo submarino que unirá Fortaleza com as Ilhas Canárias e a TELEBRÁS poderá ter saída ao Oceano Pacífico através do Chile. A necessidade de contar com a infraestrutura de comunicações de alta capacidade para suportar os requerimentos de difusão e cobertura mediática sem precedentes que gerará a Copa do Mundo 2014 foram fatores fundamentais que aceleraram a assinatura do acordo.

 

Horacio Martínez, CEO do Grupo DATCO, afirmou: “Cada Copa do Mundo acelera a incorporação de novas tecnologias, e a do Brasil não será uma exceção. Acreditamos que a Copa do Mundo será o momento onde convergirão a tecnologia HD, os grandes displays de vídeo, as múltiplas telas e a necessidade de enormes larguras de banda que só a fibra ótica pode oferecer. A rede da TELEBRÁS tem cobertura sobre todas as sedes da Copa do Mundo, a Silica Networks se interconecta, através da rede de NAP de CABASE, com a comunidade de ISPs e através da Sersat com o mundo da TV-HD. Esta sinergia nos permitirá estar à altura de meios de comunicação do mundo todo que demandarão muitas horas de transmissão ao vivo, distribuição de imagens e programação”.

 

Ao incorporar uma conexão ao Pacífico via Chile, o Brasil poderá dispor de uma alternativa para as atuais conexões que são, na maioria das vezes, através dos Estados Unidos. A TELEBRÁS é uma empresa de economia mista que havia sido privatizada no final da década de noventa e foi reativada em 2010 pelo, naquele momento, presidente Luiz Inácio Lula da Silva para operar o Plano Nacional de Banda Larga, apoiando e levando adiante as políticas públicas relacionadas com a Internet e o fornecimento de infraestructura de rede para reduzir a brecha digital.

 

A construção de infraestrutura de fibra ótica e o transporte de datos é um dos grandes propulsores do Grupo DATCO. Em2013 aSilica Networks construiu mais de1.800 kmde rede na Argentina e começou a construção do anel chileno que unirá de norte a sul ao país andino. Atualmente o anel de fibra ótica da Silica Networks soma6.000 km, unindo as principais cidades da Argentina com Santiago do Chile, mediante os que prestam serviços avançados de transporte de comunicações de voz e dados sobre tecnologias SDH, MPLS e IP.

 

Uma inquestionável trajetória e profundos valores orientados ao cultivo permanentemente da confiança de seus clientes, colaboradores, sócios e fornecedores fez com que o Grupo DATCO consiga construir uma ampla oferta de produtos e serviços de grande valor para uma crescente carteira de clientes nacionais e multinacionais entre as que se encontram empresas e organizações principalmente de setores como Telecomunicações, Banca, Seguros e Finanças, Indústria, Utilities & Energia, Serviços Públicos, Estado Nacional, Provinciais e Municipais, Logística, Transporte & Correios, Retail, Agro, Alimentos & Bebidas e Saúde & Laboratórios, entre outros.

 

Sobre a Silica Networks

 

A Silica Networks é uma empresa do Grupo DATCO que fornece infraestrutura, manutenção e serviços de transporte sobre fibra ótica, unindo as principais cidades da Argentina com Santiago do Chile. Seu anel de fibra de6.000 km. possui saída tanto ao Atlântico como ao Pacífico, outorgando-lhe um diferencial único para saídas internacionais.

 

Oferece serviços de voz transporte e as comunicações de dados por meio de tecnologias SDH, MPLS e IP a mais de 200 clientes, de Telco, ISP e operadores de cabo na América Latina.

 

Mais informação: www.grupoDATCO.net/ | www.silicanetworks.com.ar/

 

CONTATO DE MEDIA:

ID_comm [Identidad + Comunicación]

Adrián GonzálezAón

Te: +54.11.4371.6862

Cel: 155.328.6104